• Nina Xaubet

Filme | Respect

A história de Aretha Franklin



Eu adoro filmes musicais, dos mais clássicos que quase não possuem diálogos (Os Miseráveis, por exemplo), até as cinebiografias sobre estrelas da música. As cinebiografias são uma maneira muito legal que entendermos um pouco mais sobre a vida de uma personalidade que gostamos. Algumas cinebiografias tem um caráter mais dramático (Bohemian Rapsody) e outras são mais musicais (Respect ou Rocketman - que conta a história de Elton John).


Aretha foi a primeira mulher a entrar para o Rock and Roll Hall of Fame, sendo vencedora de 8 Grammy Awards. Sua vida foi muito difícil, não tendo um bom relacionamento com as figuras masculinas em sua vida, com exceção de seu último marido. Após anos, ela finalmente fecha um contrato que muda a sua vida como cantora de jazz, o que a faz receber um prêmio do próprio Martin Luther King. Mas foi somente após o cover de "Respect", que a sua carreira chega ao estrelado mundial. Em Respect: A História de Aretha Franklin, acompanhamos toda a carreira da musa Aretha Louise Franklin (Jennifer Hudson), desde sua infância, cantando em corais da igreja, até sua ascensão a ícone musical, defensora dos direitos civis e militante em prol das mulheres.


Jennifer Hudson faz um trabalho primoroso ao viver Aretha. A voz, é claro, seria um requisito fundamental ao buscarem uma atriz para o papel. A voz da atriz alcança os vocais agudos de Aretha sem dificuldades. Jennifer Hudson consegue encontrar um caminho para interpretar a cantora e nos entrega uma boa performance, assim como Marlon Wayans que interpreta seu primeiro marido, Ted White. O ator, conhecido por seu papel nas comédias besteirol (As branquelas), faz um trabalho incrível como o odiável Ted. Forest Whitaker também não deixa nada a desejar ao interpretar o pai da cantora.


O longa foca essencialmente na cantora, em seus relacionamentos, vida pessoal e carreira, elencando os principais eventos que marcaram sua vida. Para quem não curte um musical, este não é muito longo e intercala muito bem os momentos em que Jennifer Hudson está cantando com os demais eventos.


Onde assistir: Amazon Prime Vídeo